26 julho 2011

O PINTOR DEBAIXO DO LAVA-LOIÇAS

Autor: AFONSO CRUZ
Editora: CAMINHO

A liberdade, muitas vezes, acaba por sobreviver graças a espaços tão apertados quanto o lava-loiças de um fotógrafo. Esta é a história, baseada num episódio real (passado com os avós do autor), de um pintor eslovaco que nasceu no final do século XIX, no império Austro- Húngaro, que emigrou para os EUA e voltou a Bratislava e que, por causa do nazismo, teve de fugir para debaixo de um lava-loiças.

Mais uma vez, Afonso Cruz mostra que está entre os melhores autores nacionais.
Ao longo do livro são apresentadas imensas mensagens que nos fazem reflectir. Aliás, por isso mesmo, o livro pode suscitar diferentes interpretações dependendo do leitor ou mesmo do momento em que se lê, tal como o episódio da mesa descrito no livro: podemos olhar para uma mesa, mas nem todos a vemos da mesma forma.
Todas as personagens têm algo especial (e incomum), mas sem dúvida que as minhas preferidas foram a principal (Jozef Sors) e o pai dele (que não entendia as metáforas).
De destacar as ilustrações do autor ao longo do livro que tanto nos levam a imaginar o "Livro dos Olhos Abertos" como o "Livro dos Olhos Fechados" que acompanham Jozef Sors.
Fabuloso!

Pode comprar este livro aqui!

2 comentários:

  1. Já é o meu preferido deste autor. Fico à espera do próximo!

    ResponderExcluir