06 junho 2011

O PODER SIMBÓLICO

Autor: PIERRE BOURDIEU
Editora: EDIÇÕES 70

O Poder Simbólico é o primeiro de um conjunto de ensaios onde sobressai uma reflexão sobre o ofício de sociólogo, um aprofundamento dos conceitos de hábitos, campo, identidade e representação, um estudo sistemático do campo político, do campo jurídico e do campo artístico. O Poder Simbólico é esse poder invisível, o qual só pode ser exercido com a cumplicidade daqueles que não querem saber que lhe estão sujeitos ou mesmo que o exercem. Poder quase mágico, que permite obter o equivalente daquilo que é obtido pela força (física ou económica), sé se exerce se for reconhecido, quer dizer, ignorado como arbitrário.

Pierre Bourdieu é estudado, entre outros, na área da sociologia e tem um conceito muito interessante sobre o Poder. Esta é a segunda edição do livro, que foi revisto e actualizado. A introdução coube a Diogo Ramada Curto, Nuno Domingos e Miguel Bandeira Jerónimo.
Deixo também aqui uma nota a título de curiosidade para quem se interessa ou possa vir a interessar por Bourdieu: há muita informação sobre ele no Twitter.
Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário