05 maio 2011

SPSS

Título: ANÁLISE DE DADOS PARA CIÊNCIAS SOCIAS – A complementaridade do SPSS
Autor: MARIA HELENA PESTANA & JOÃO NUNES GAGEIRO
Editora: SÍLABO

Este livro, fruto da experiência académica e profissional dos autores, realça os aspectos práticos da Análise de Dados, sendo especialmente recomendado aos estudantes de Ciências Sociais, Pesquisa de Mercados, Economia, Gestão, Finanças, Turismo e das Áreas da Saúde. A metodologia usada centrou-se na exposição tão fácil quanto possível das matérias e na sua ilustração com recurso a exemplos práticos tornando acessível o texto a uma vasta gama de leitores, incluindo aqueles com menos bases de matemática e estatística. O software informático SPSS é apresentado nas várias situações a que ele se pode recorrer, evidenciando-se, com explicação passo a passo, a utilização do seu vasto manancial de recursos. Importância particular é dada à participação activa do leitor, tornando o livro estimulante e útil para todos os que a ele recorram.

Este livro é muito completo e importante, por exemplo, para os alunos de mestrado aprenderem a lidar com a complexidade do SPSS. Mas mais do que isso, é um livro que nos ajuda a melhor compreender a estatística. Com este livro podemos entender os conceitos de outlier, caixa de bigodes, entre outros, muito usados para analisar dados estatísticos.


Título: SPSS – O MEU MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA
Autor: RAUL M.S. LAUREANO & MARIA DO CARMO BOTELHO
Editora: SÍLABO

Instrumento útil para todos aqueles que desejam conhecer as potencialidades de um software específico de tratamento estatístico de dados, este manual é um precioso auxiliar para as disciplinas de Estatística e Análise de Dados de todas as áreas científicas, desde as ciências sociais e humanas às ciências empresariais. Devido ao seu carácter eminentemente prático é um livro que deverá ter sempre presente quando efectuar tratamentos informáticos de dados, quer a nível profissional, quer académico.

Com este manual terá competências para:
• Construir e utilizar uma tabela de dados.
• Transformar dados de modo a facilitar a sua análise.
• Identificar as técnicas estatísticas descritivas adequadas à natureza dos dados.
• Obter gráficos, tabelas e indicadores descritos.
• Dominar um software estatístico.

Tendo por base um inquérito por questionário, e focando-se essencialmente no como fazer, o livro apresenta diferentes situações em que as técnicas de análise uni e bivariada são utilizadas.

Este livro, por sua vez, tal como o nome indica é um manual prático que nos ajuda rapidamente a utilizar o SPSS. Para quem não precisa tanto do contexto estatístico e mais de saber usar o programa pode ler este livro que é mais pequeno e fácil de manusear que o anterior e que vai, certamente, ser útil.
Gostei particularmente do facto de no final de cada capítulo ter uma folha para “As minhas anotações”.

Um comentário:

  1. Uma boa ferramenta para quem como eu precisa de trabalhar com dados estatisticos e sente alguma dificuldade em usar o SPSS.

    ResponderExcluir