20 maio 2011

PORTUGAL NA HORA DA VERDADE

Autor: ÁLVARO SANTOS PEREIRA
Editora: GRADIVA


Agora que iniciamos a segunda década do novo século, não restam dúvidas de que Portugal enfrenta actualmente a crise de um século:
∙ o pior crescimento económico médio desde a Primeira Guerra Mundial;
∙ a taxa de desemprego mais elevada dos últimos 80 anos;
∙ a maior dívida pública dos últimos 160 anos;
∙ a maior dívida externa dos últimos 120 anos (quando tivemos de declarar bancarrota);
∙ o regresso em força da emigração.
Por isso, é relevante perguntar: como chegámos a esta situação? Porque é que não fomos ainda capazes de sair da crise que assola o país há mais de uma década? Como é que, afinal, podemos vencer a crise nacional?
Este livro mostra que Portugal vive hoje três grandes crises: a crise das finanças públicas, a crise da competitividade e do crescimento e a crise do endividamento externo. Entre as questões debatidas, incluem-se as seguintes: qual é o verdadeiro estado das nossas finanças públicas? Porque é que o nosso Estado gasta tanto? Quantos institutos e outras entidades públicas existem e quanto gastam? E porque estamos tão endividados? Será a dívida nacional sustentável? Quão grave é o problema de competitividade das nossas exportações?


"Portugal na hora da verdade - como vencer a crise nacional" além de explicar a situação em que vivemos faz ainda uma retrospectiva da nossa história económica para sabermos o que somos, de onde viemos e para onde vamos. Faz também uma comparação entre Portugal e outros países.
Está escrito de uma forma muito simplificada, dando-nos até a sensação de estar a "ouvir" o autor.No final de cada capítulo há, ainda, resumos que facilitam a "digestão" da informação.
Um livro essencial para quem quer saber praticamente tudo sobre o estado da nossa situação económica e que faz todo o sentido no momento que atravessamos.
Pode comprar este livro aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário