15 maio 2011

FUNDAMENTOS DE MARKETING


Autor: BRUNO FERREIRA, HUMBERTO MARQUES, JOAQUIM CAETANO, LUÍS RASQUILHA & MIGUEL RODRIGUES
Editora: SÍLABO

O marketing é uma técnica de gestão utilizada actualmente pela maior parte das empresas. Aquelas que se alheiam e não dominam esta prática correm o risco de se verem desfasadas das necessida­des e interesses do mercado onde actuam, estagnado e perdendo a corrida no competitivo jogo empresarial.
O que é exactamente o marketing, qual o seu domínio de acção, quais as suas principais variáveis, os seus objectivos, as suas estratégias e quais os meios e técnicas a que recorre são alguns dos temas que, em linguagem simples, clara e objectiva, esta obra expõe. Aqui, os interessados poderão adquirir os concei­tos e técnicas fundamentais, esclarecer as suas dúvidas e encontrar elementos de investigação que permitirão tomadas de decisão criteriosas nos desafios com que as empresas se confrontam no seu quotidiano na gestão de marketing.

Este livro é indicado para quem não é especialista mas quer saber mais sobre a área, nomeadamente, estudantes de marketing e/ou comunicação, dirigentes de pequenas e médias empresas/organizações que precisem de saber como aplicar alguns "fundamentos de marketing".
Assim, na prática, podem ficar a saber o que é o marketing (a evolução e diversificação do conceito), os pilares e as funções do marketing e, ainda, o relacionamento entre marketing e mercado (aqui entram os cálculos que são essenciais e estão bem explicados). Podem ainda perceber como o marketing traz vantagens para uma empresa, saber o que é o marketing mix (por exemplo, no caso da distribuição explicam os cálculos da taxa de margem, a rotação de stocks, etc) e como funciona a ligação entre o marketing e os recursos humanos. Além disso, ainda poderão aprender algumas estratégias de marketing e entender o comportamento do consumidor.
Estou totalmente rendida a este livro! Não fosse ele feito de forma simples "para suprir as dificuldade mais comuns encontradas pelos aprendizes de marketing". Confirma-se! Se precisarem de elaborar um plano de marketing têm aqui a ferramenta ideal para vos auxiliar!

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa tarde Amid,

      Para compras on-line visite uma das seguintes livrarias:
      • Bisturi – Livros Técnicos, Lda.
      • Wook.pt
      Se preferir poderá encomendar diretamente à editora:
      e-mail: silabo@silabo.pt
      Fax: 218166719

      Cita-Livros

      Excluir
    2. Tentarei comprar pela internet. Como moro no Brasil, acredito que o livro irá demorar um certo tempo para chegar em minha casa. Entretanto, isso não será problema.
      Muitíssimo obrigado pela ajuda.

      Excluir